quinta-feira, 27 de agosto de 2009

"Sem ovelhas"


Quero aqui fazer um trocadilho com um clássico da música sacra: " Cem ovelhas", interpretada por Ozéias de Paula. A letra desta música, retrata a parábola da Ovelha perdida, na qual o Bom Pastor sentindo falta desta, deixou outras noventa e nove no redil, saiu a sua procura até encontrá-la, e trazê-la de volta sã e salva.

Bem, lembro-me que a alguns anos, a função de pastor, também era análoga a parábola da ovelha perdida, pois significava cuidado, zelo, amor, renúncia, desprendimento, admoestação, etc. Mas hoje, as coisas mudaram, os pastores já não estão mais perto do seu rebanho. Pior, fazem questão de se afastarem cada vez mais.

Com a justificativa de promover o crescimento das igrejas, foram criados métodos e estratégias, que de certa forma, em parte, obtiveram êxito. Vemos que, as igrejas que mudaram sua liturgia nos cultos, a forma de evangelizar e discipular,experimentaram um certo crescimento.

Porém, hoje esses métodos e estratégias fizeram com que a figura do pastor fosse alçada a "super star", ele é o cara agora! quando uma ovelha tem uma necessidade, não pode mais tratar diretamente com o pastor em seu gabinete. Primeiro precisa tratar com o seu líder. Se este líder não conseguir resolver, ele passa a bola pro seu outro líder, e aí vai, até que nunca chega ao pastor, ou seja, ele não resolve mais nada. O seu trabalho foi reduzido somente a dirigir cultos, pregar de vez em quando, e receber o seu salário. A vida ficou mais fácil agora!

Que saudade da época da música Cem Ovelhas, porque o que hoje existem, são pastores "sem ovelhas"!