segunda-feira, 1 de março de 2010

Mundo vs. Igreja


Nos dias em vivemos, podemos observar atônitos uma luta ferrenha travada entre a igreja e o "mundo". Os dois, obviamente são antagônicos, pois a igreja tem o seu fundamento em Jesus, enquanto o mundo, a bíblia diz o malígno jaz nele.

A igreja representa a pureza, santidade, renúncia. O mundo representa a maldade, destruição, pecado, etc.

Infelizmente, parece que o mundo tem levado vantagem sobre a igreja. Isso não quer dizer que o número de evangélicos tenha diminuído, pelo contrário, de acordo com pesquisas, esse número aumenta a cada ano. Há lugares no Brasil em existem mais evangélicos que católicos. Então, em que o mundo tem levado vantagem sobre a igreja?

Aqui em Manaus há uma estatística, não sei se verdadeira, mas diz que 46% da população já é evangélica. Bem, alguns fazem festa, pulam rodopiam, plantam bananeira, e bradam: " Manaus é do Senhor!" quando ouvem estes números. Mas vejam bem, se formos analisar proporcionalmente estes dados, poderíamos verificar que a violência, os homicídios, roubos, estupros, e a corrupção também diminuíssem, como consequência das transformações de vidas e libertações por causa do evangelho. Porém, o que ocorre é um aumento a cada ano de todos estes casos.

Aí que está problema. Vemos hoje que as falsas doutrinas da prosperidade e da confissão positiva e mensagens de auto-ajuda, tem inundado as nossas igrejas. Até um tempo atrás, as pessoas que vinham a Cristo tinham que se adaptar aos costumes da igreja. Hoje, ocorre o inverso, as igrejas se adaptam aos maus costumes daqueles vem até elas.

Hoje, o que mede o sucesso de uma igreja são números, diga-se: quantidade de membros, dízimos e ofertas. Outro dia encontrei uma amiga que ingressou no ministerio pastoral com o seu esposo e assumiram uma área da nossa cidade. Perguntei a ela como estava a igreja, e ela me respodeu da seguinte maneira: "Quando assumimos a igreja rendia tanto, agora rende outro tanto. Tá uma benção agora!"

Eu acho que os pastores não vêem mais os membros como ovelhas, mas imagino que do púlpito imaginam a cabeça de cada um como uma nota de real ( de cinquenta pra cima é claro). Só se prega isso nas igrejas. O evangelho de da cruz, o arrebatamento da igreja ( pra que ir pro ceú se podemos ser ricos aqui na terra?) , a renúncia , santidade, pureza, bons costumes, a distância do mundo não são mais pregados, porque isso afasta as pessoas, e a preocupação hoje é que as igrejas permaneçam lotadas, não importando como.

Por isso o mundo sorrateiramente, aos nossos olhos, tem entrado com todo tipo abominação contaminando a igreja. As pessoas chegam aos milhares, devido ao evangelho de facilidades que é pregado, e nada acontece nas suas vidas. Tornam-se apenas crentes nominais, doentes espiritualmente e sem maturidade espiritual.

Então, não me impressiona os números sobre o crescimento da igreja, se não vemos transformação de vida.

Que Deus nos guarde e nos dê forças para que possamos não nos contaminar com tantas heresias, e busquemos mais a Deus em oração e leitura da Sua Palavra.