sábado, 31 de outubro de 2009

Músicas de fogo ou forró?


Não bastassem os rítimos mundanos que foram introduzidos na igreja, que apenas levam as pessoas a pular, dançar, gritar, fazer coreografias sem produzir algo que leve à adoração verdadeira, eis que nos deparamos já a algum tempo, com um gênero musical inusitado: as músicas de fogo.

Este rítimo assemelha-se ao forró que é tocado em bares. É bastante tocado nas igrejas pentecostais, pois faz as pessoas sentirem "unção e poder" levando-as a sapatear, rodopiar, ficar com bêbedas, etc. Geralmente, é cantado por mulheres e homens de vozes potentes; os mais famosos são: Ednaldo do Rio, Cassiane e Lauriete. Por via de regra, começa bem lentamente com letras que falam de varão, homem de branco, anjo com espada de fogo. Em seguida toca-se a percursão e triângulo e o chocalho ao mesmo tempo. Depois juntam-se todos os instrumentos, não esquecendo do acordeon, produzindo um verdadeiro forrozinho apenas mudando as letras.

Mas a questão é: se existem músicas de fogo, as demais são o que?

Outro dia, um irmão lá minha igreja foi cantar e disse o seguinte: " Já foi cantado músicas de adoração. Mas agora eu vou cantar um hino de"fogo" para animar a igreja". Fiquei pensativo com o fato, pois realmente, as pessoas na igreja começaram a bater palmas, dançar e pular assim que a música era cantada.

Analisando bem a questão, cheguei a conclusão que está havendo uma certa confusão com o sentimento do poder de Deus, com simplesmente a batida do rímo. Um exemplo disso, é que participando de uma cruzada, aonde estava um famoso pregador metrosexual aqui na cidade, que solicitou que fosse cantado músicas "fogo", percebi que enquanto estavam sendo executadas estas ditas músicas, as pessoas rodavam tipo peão, recebiam a "unção do celular" , falavam rajadas de línguas estranhas. Porém, quando mudava-se o rítimo para músicas mais lentas, estas mesmas pessoas que outrora estavam "cheias", simplesmente paravam e a unção ia embora
rapinho.

Então, diante do exposto, afirmo que não existirem músicas de fogo, mas simplesmente rítimo, aonde as pessoas são levadas a dançar, pular, rodopiar de acordo com a batida. Mas o verdadeiro sentimento de poder acontece quando nos entregamos por completo à presença de Deus, não nos importando com qualquer música que seja.


A paz do Senhor!